Mercado da beleza e estética no Brasil: dados, desafios e oportunidades

Mercado da beleza e estética no Brasil: dados, desafios e oportunidades

A cultura crescente de bem-estar e zelo pela imagem e autoestima, somada a fatores sociais e econômicos do Brasil, faz do país um dos melhores do mundo para investir em beleza. 

Desde cosméticos até procedimentos estéticos, o consumidor brasileiro está cada vez mais interessado em cuidar da sua aparência e isso se manifesta para os profissionais em inúmeras subáreas e atuações possíveis.

A seguir, confira um panorama do cenário da beleza no país, os desafios e as oportunidades que os profissionais do ramo têm à sua frente. Boa leitura! 

Crescimento contínuo e acelerado: veja dados sobre o segmento de estética no Brasil

Segundo pesquisa da Abihpec, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Dados da Redirection International estimam um crescimento de 7,2% ao ano, chegando a US$ 40 bilhões movimentados pelo segmento até 2027. 

Tudo indica que o crescimento estimado deve se manter: o Sebrae registrou um aumento significativo de empreendimentos no setor em 2024, com mais de 170 mil pequenos negócios abertos entre janeiro e setembro. Entre 2018 e 2022, o segmento cresceu 560% no território brasileiro. 

Quais são os desafios do mercado de beleza e estética?

O crescimento rápido e amplo também traz algumas dificuldades para os profissionais e empreendedores da área:

1. Mercado saturado

Um segmento em crescimento é sempre sinônimo de aumento da concorrência. Para clínicas e profissionais autônomos, isso não é diferente. A solução é se destacar: atendimento humanizado, procedimentos tecnológicos e fornecedores de altíssima qualidade são diferenciais competitivos que conquistam o cliente. 

2. Constante evolução

Novas técnicas surgem a cada momento e os produtos também se tornam mais modernos. Para manter a relevância, investir em atualização e capacitação continuada é fundamental. A participação em treinamentos, congressos e workshops, além da parceria com marcas que estão à frente do mercado, faz a diferença. 

3. Sustentabilidade e transparência

O consumidor da atualidade é consciente em relação ao planeta e à sua própria saúde e busca marcas que trabalhem com ética e responsabilidade ambiental. Priorizar produtos que causem menos danos ambientais e não prejudiquem o bem-estar do cliente a longo prazo é necessário para sua empresa crescer com uma imagem de seriedade e comprometimento.

Oportunidades de expansão também não faltam 

Os desafios existem, mas muito mais expressivas são as possibilidades de se destacar e alcançar o sucesso no segmento de beleza. Veja algumas tendências:

  • Turismo de beleza 

Sendo um dos principais polos mundiais do segmento, o Brasil tem potencial para ser um destino buscado por estrangeiros para realizar procedimentos estéticos.

Marcas que souberem aproveitar isso, abrangendo o público internacional com suas divulgações e unindo procedimentos de qualidade com uma experiência turística, podem conquistar uma parcela de mercado ainda pouco explorado. É uma oportunidade valiosa para spas, por exemplo. 

  • Valorização da autoaceitação

Por mais que personalidades de renome continuem ditando os padrões, cresce bastante a busca por uma estética autêntica e que respeita a beleza única e natural. Procedimentos leves, que garantem um aspecto sutil, sem alterar ou descaracterizar os traços do rosto, serão cada vez mais procurados. 

  • Personalização

Andando lado a lado com a ideia anterior, o consumidor busca, além de valorizar seus atributos naturais, tratamentos personalizados, que trazem resultados únicos. Isso requer maior dedicação do profissional em procedimentos estéticos, analisando a fundo cada caso e qual técnica aplicar. 

  • Procedimentos pouco invasivos

Cirurgias plásticas supercomplexas e com recuperação complicada estão ficando para trás. Boa parte das pessoas quer realçar seus traços ou suavizar linhas de expressão com procedimentos simples, de resultado rápido e com menos chances de riscos à sua saúde, como preenchimentos com ácido hialurônico. 

  • Públicos diversos

Mulheres jovens sempre serão um alvo significativo para o mercado de estética, mas os homens e o público acima dos 50 anos também está se voltando para os cuidados com a beleza. Diversificar o portfólio de serviços com opções que atendam a todos esses perfis é uma chave para se diferenciar.

Conheça HYAFILIA®: sua parceira ideal para crescer no mercado

Descubra o melhor da tecnologia sul-coreana em preenchedores dérmicos em nosso

Conteúdos ricos e notícias sobre a Hyafilia.
Tudo o que você precisa saber está aqui.

A cultura crescente de bem-estar e zelo pela imagem e autoestima, somada a fatores sociais e econômicos do Brasil, faz […]

Nos últimos anos, o universo da estética tem se tornado cada vez mais amplo, com soluções para todos os gostos. […]

Engana-se quem pensa que a finalidade da harmonização facial é padronizar rostos. Visando uma estética personalizada, essa técnica é uma […]

Qualquer produto ou técnica que chama a atenção do mercado e se destaca é cercado de dúvidas e mitos sobre […]