A cultura crescente de bem-estar e zelo pela imagem e autoestima, somada a fatores sociais e econômicos do Brasil, faz do país um dos melhores do mundo para investir em beleza.
Desde cosméticos até procedimentos estéticos, o consumidor brasileiro está cada vez mais interessado em cuidar da sua aparência e isso se manifesta para os profissionais em inúmeras subáreas e atuações possíveis.
A seguir, confira um panorama do cenário da beleza no país, os desafios e as oportunidades que os profissionais do ramo têm à sua frente. Boa leitura!
Crescimento contínuo e acelerado: veja dados sobre o segmento de estética no Brasil
Segundo pesquisa da Abihpec, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Dados da Redirection International estimam um crescimento de 7,2% ao ano, chegando a US$ 40 bilhões movimentados pelo segmento até 2027.
Tudo indica que o crescimento estimado deve se manter: o Sebrae registrou um aumento significativo de empreendimentos no setor em 2024, com mais de 170 mil pequenos negócios abertos entre janeiro e setembro. Entre 2018 e 2022, o segmento cresceu 560% no território brasileiro.
Quais são os desafios do mercado de beleza e estética?
O crescimento rápido e amplo também traz algumas dificuldades para os profissionais e empreendedores da área:
1. Mercado saturado
Um segmento em crescimento é sempre sinônimo de aumento da concorrência. Para clínicas e profissionais autônomos, isso não é diferente. A solução é se destacar: atendimento humanizado, procedimentos tecnológicos e fornecedores de altíssima qualidade são diferenciais competitivos que conquistam o cliente.
2. Constante evolução
Novas técnicas surgem a cada momento e os produtos também se tornam mais modernos. Para manter a relevância, investir em atualização e capacitação continuada é fundamental. A participação em treinamentos, congressos e workshops, além da parceria com marcas que estão à frente do mercado, faz a diferença.
3. Sustentabilidade e transparência
O consumidor da atualidade é consciente em relação ao planeta e à sua própria saúde e busca marcas que trabalhem com ética e responsabilidade ambiental. Priorizar produtos que causem menos danos ambientais e não prejudiquem o bem-estar do cliente a longo prazo é necessário para sua empresa crescer com uma imagem de seriedade e comprometimento.
Oportunidades de expansão também não faltam
Os desafios existem, mas muito mais expressivas são as possibilidades de se destacar e alcançar o sucesso no segmento de beleza. Veja algumas tendências:
- Turismo de beleza
Sendo um dos principais polos mundiais do segmento, o Brasil tem potencial para ser um destino buscado por estrangeiros para realizar procedimentos estéticos.
Marcas que souberem aproveitar isso, abrangendo o público internacional com suas divulgações e unindo procedimentos de qualidade com uma experiência turística, podem conquistar uma parcela de mercado ainda pouco explorado. É uma oportunidade valiosa para spas, por exemplo.
- Valorização da autoaceitação
Por mais que personalidades de renome continuem ditando os padrões, cresce bastante a busca por uma estética autêntica e que respeita a beleza única e natural. Procedimentos leves, que garantem um aspecto sutil, sem alterar ou descaracterizar os traços do rosto, serão cada vez mais procurados.
- Personalização
Andando lado a lado com a ideia anterior, o consumidor busca, além de valorizar seus atributos naturais, tratamentos personalizados, que trazem resultados únicos. Isso requer maior dedicação do profissional em procedimentos estéticos, analisando a fundo cada caso e qual técnica aplicar.
- Procedimentos pouco invasivos
Cirurgias plásticas supercomplexas e com recuperação complicada estão ficando para trás. Boa parte das pessoas quer realçar seus traços ou suavizar linhas de expressão com procedimentos simples, de resultado rápido e com menos chances de riscos à sua saúde, como preenchimentos com ácido hialurônico.
- Públicos diversos
Mulheres jovens sempre serão um alvo significativo para o mercado de estética, mas os homens e o público acima dos 50 anos também está se voltando para os cuidados com a beleza. Diversificar o portfólio de serviços com opções que atendam a todos esses perfis é uma chave para se diferenciar.
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