Uma substância encontrada no próprio corpo em sua forma natural, o ácido hialurônico garante preenchimentos estéticos com resultados incríveis. Saiba mais!
O ácido hialurônico é um dos maiores destaques da atualidade no que diz respeito a procedimentos estéticos e rejuvenescimento facial. Usado em preenchimentos, oferece várias vantagens, com poucos riscos e resultados excelentes.
Mas você conhece a origem dessa substância? Sabe quais são suas principais finalidades? Continue a leitura para descobrir mais sobre o ácido hialurônico como preenchedor facial!
O que é o ácido hialurônico?
No seu formato em gel, como é usado em preenchimentos estéticos, o ácido hialurônico é artificial. Porém, a forma natural da substância é encontrada no próprio organismo humano e em alguns animais também. Chamada de glicosaminoglicana, é produzida pelo corpo com a finalidade de hidratar e lubrificar os tecidos.
Composto por moléculas de açúcar, o ácido hialurônico está presente em altas concentrações na pele, nas cartilagens, nas articulações e nos olhos, absorvendo impactos e garantindo a lubrificação necessária. A sua estrutura consiste em uma sequência repetitiva de unidades de dissacarídeos, o que faz dele um elemento bastante adaptável.
Como o ácido hialurônico foi descoberto e passou a ser utilizado em procedimentos estéticos?
O cientista Karl Meyer, um bioquímico alemão, foi o responsável por isolar a glicosaminoglicana pela primeira vez em 1934, a partir de seus estudos com tecidos bovinos. Inicialmente, o principal uso da substância foi para tratamentos oftalmológicos, garantindo lubrificação aos olhos em casos de ressecamento.
Mas, a partir dos anos 1980, o ácido hialurônico ganhou espaço no mercado onde, hoje, é um elemento consagrado: em procedimentos estéticos e produtos cosméticos. Pesquisadores da área descobriram que ele seria muito útil para preencher rugas e linhas de expressão, graças à sua extraordinária capacidade de retenção de água.
Qual é a função do ácido hialurônico?
Ele exerce três principais funcionalidades nos procedimentos de beleza:
- Hidratação
O ácido hialurônico “segura” os líquidos na área de aplicação, deixando-a hidratada, macia e com aspecto rejuvenescido. - Preenchimento
Ele é uma ótima opção para ocupar os espaços entre as células de forma segura, garantindo volume em áreas com rugas, e definindo contornos no nariz, lábios, queixo e outros pontos. - Elasticidade
A aplicação do ácido hialurônico deixa a pele mais firme e suaviza a sua textura, combatendo a flacidez.
Desvende a fundo os segredos do ácido hialurônico
Explore ainda mais as propriedades desse elemento e como ele pode garantir os melhores resultados estéticos em nosso guia sobre o assunto. Clique aqui para fazer o download gratuito!